quarta-feira, janeiro 25, 2017

Museu da Chapelaria é parceiro em projecto internacional

Decorreu este sábado, no Museu da Chapelaria, a assinatura do protocolo de colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e os Municípios de S. João da Madeira, Barcelos e Penafiel.

As instituições em causa fizeram-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, pela Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, pela Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, Daniela da Rocha Oliveira, e pela Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cândida Fernanda Antunes Ribeiro.

Na cerimónia estiveram também presentes a Coordenadora Nacional do Programa de Mobilidade Jovem, Paula Menino Homem, o coordenador do Programa de Mobilidade da Escócia, James Brown, a Presidente do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, Margarida Violante, os seis jovens portugueses que irão integrar a mobilidade à Costa Rica e respectivas famílias, as equipas dos serviços educativos dos Museus envolvidos e a imprensa. 

No discurso de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, referindo-se à importante missão confiada aos 6 jovens que vão representar Portugal neste projeto, salientou a importância de intercâmbios desta natureza para o aprofundamento das relações culturais entre os povos, defendendo que é através do entendimento e tolerância cultural que o mundo poderá efetivamente evoluir e tornar-se num lugar seguro onde muitas outras relações, nomeadamente, as de natureza económica, poderão florescer.

Durante a tarde decorreu o primeiro dia de trabalho desta grande equipa que incluiu visitas comentadas aos Museus da Chapelaria e do Calçado através das quais se falou da cultura e identidade do território associados à sua dinâmica industrial, workshops criativos de produção de chapéus dedicados aos traços culturais de Portugal, Escócia e Costa Rica e produção dos primeiros vídeos do projeto.



















  











Sem comentários: