domingo, fevereiro 28, 2016

Museu da Chapelaria participa na exposição ´Museu Infinito`patente no Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa

Está patente no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, a exposição “Museu Infinito” que expõe, entre muitos outros objectos, peças da coleção do Museu da Chapelaria.
A exposição “Museu Infinito” dá a conhecer ao grande público o Museu Industrial e Comercial do Porto (MICP) constituído por decreto em 1883, graças à ação de António Augusto Aguiar, mas sobretudo ao empenho do historiador e crítico de arte Joaquim de Vasconcelos (1849-1936). O MICP, tal como o Museu Industrial de Lisboa e as escolas industriais e de desenho industrial com as quais se articulavam, desenvolveram-se no contexto da política de fomento industrial do Governo de Fontes Pereira de Melo, por iniciativa do Ministro António Augusto de Aguiar. O MICP foi, assim, um dos primeiros museus nacionais dedicados às artes industriais ou artes aplicadas, na esteira dos primeiros Museus de Artes Aplicadas à Indústria e dos Museus de Artes Decorativas constituídos no seguimento da Revolução Industrial, um pouco por toda a Europa, e que são hoje referências incontornáveis no panorama museológico mundial.
De entre as inúmeras instituições nacionais e colecionadores que colaboraram com o Museu do Design e da Moda nesta exposição, encontra-se o Museu da Chapelaria que aí expõe um chapéu de coco, ferramentas, matérias-primas e outros objetos relacionados com a produção de feltros e chapéus. 

Para mais informações consulte o site do Museu do Design e da Moda em www.mude.pt.

Sem comentários: