quarta-feira, novembro 25, 2015

Ciência e Tecnologia no Museu da Chapelaria


substantivo feminino
1. Pelo do carneiro e de outros animais
2. Tecido feito de lã
3. [Por extensão] Cotão, lanugem
4. Carapinha

"lã", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/la [consultado em 10-11-2015].

Proveniente de carneiros, ovelhas, borregos e cordeiros, a lã é formada por milhares de fibras cilíndricas de espessura fina, com um perfil ondulado e diferentes qualidades. Cada fibra é formada por uma ponta, só existente nas da primeira tosquia, por um eixo preenchido por células dispostas em espiral e por uma raiz, com um bolbo para o desenvolvimento de novas células.

Considerada a fibra animal mais resistente, a lã é um ótimo elemento isolador devido às suas moléculas de queratina, tem grande poder de absorção podendo embeber até 50% do seu peso, é elástica, é resistente à tração e torção e tem grande capacidade aderente sendo, por isso, usada na indústria têxtil, de chapelaria, automóvel, de isolamentos, de calçado e muitas outras.

A sua cor pode variar entre vários tons que vão do branco, amarelo, castanho, cinzento e preto até às mesclas mas, quanto mais escura for a cor da fibra, menor será a sua qualidade.

Em Portugal, a lã provém de diferentes raças espalhadas por todo o país como a Bordaleira, a Campaniça, a Churra, a Mondegueira, a Saloia ou a Serra da Estrela, mas é a raça Merino a que fornece a melhor lã, caracterizando-se por ter fibras muito finas, frisadas e de toque suave. 

Em 1914, a antiga Empresa Industrial de Chapelaria, Lda., hoje Museu da Chapelaria, ganhou grande destaque por ser a única em S. João da Madeira a deter o monopólio de produção e comercialização do chapéu feito de lã merino e que, à época, era mesmo chamado de “chapéu da moda”.

Legenda da imagem | imagens retiradas de http://www.wisegeek.com/what-is-wool-carpet.htm | http://textileacademia.com/natural-fiber/wool-fibre/ | http://www.motherearthnews.com/diy/home/basic-alum-mordant-recipe-ze0z1312zbla.aspx | http://modernfarmer.com/2013/12/sheep-find-sheep-dreams/delaine-merino/ | http://textilebd-yarn.blogspot.pt/2012/02/macro-and-micro-structure-of-wool-fiber.html | http://www.archiexpo.it/prod/sheep-wool-insulation/product-105007-1010777.html | http://www.torbandreiner.com/online-shop-1/millinery-supplies/hoods/felt-hoods/fur-felt/fur-felt-capelines


Sem comentários: