segunda-feira, abril 20, 2015

Contributos. 10 anos de coleção [exposição temporária]

O Museu da Chapelaria comemora, em 2015, dez anos de existência.
Esta é uma instituição de natureza permanente, criada para o interesse coletivo, com acesso regular ao público, que reúne bens culturais e a informação que lhes está associada, relacionados directa ou indirectamente com a indústria que lhe dá nome, conservando-os, documentando‑os, investigando-os, interpretando-os e difundindo-os, com objetivos científicos, culturais, educativos e lúdicos e com finalidades de democratização da cultura, de promoção da cidadania e de desenvolvimento da sociedade.
Como forma de comemoração destes dez anos de trabalho, o Museu da Chapelaria revisitará, ao longo de 2015, algumas das mais importantes doações ou depósitos de coleções, pondo em evidência não apenas a generosidade daqueles que têm colaborado e ajudado o Museu a ampliar, em quantidade e qualidade, o seu acervo, como também, a investigação que daqui tem resultado e que permitiu perceber melhor o verdadeiro papel social e cultural deste acervo.
É neste contexto que iremos inaugurar, no próximo dia 24 de Abril, sexta-feira, pelas 18h30, a primeira exposição temporária deste ano, intitulada CONTRIBUTOS. 10 ANOS DE COLEÇÃO.
MECENAS EXCLUSIVO | VIEIRA ARAÚJO S.A.

CONTRIBUTOS. 10 ANOS DE COLEÇÃO | Ao longo de 10 anos, centenas de doadores ajudaram a ampliar, em qualidade e quantidade, o acervo material e imaterial do Museu da Chapelaria. Chapéus, máquinas, ferramentas, documentos e muitas histórias foram sendo doadas generosamente por muitas pessoas ou instituições que confiaram ao Museu da Chapelaria diversos objetos que fazem parte da sua própria história. Com esta exposição, e pela primeira vez, procuramos colocar em evidência não apenas as coleções doadas, como mais precisamente, as pessoas que as doaram e as histórias que estão por detrás dos objectos doados, revisitando assim, através da coleção criada, os últimos 10 anos de existência desta instituição.



Sem comentários: