sexta-feira, fevereiro 07, 2014

II Aniversário do Turismo Industrial de S. João da Madeira


No passado dia 23 de janeiro completaram-se dois anos desde o lançamento dos "Circuitos Pelo Património Industrial de S. João da Madeira", o primeiro projeto do género a ser criado em Portugal, envolvendo a organização de visitas a fábricas em laboração e a instituições com ligação às principais atividades industriais do concelho.

Fazem parte deste projeto municipal de turismo industrial seis empresas: a Viarco, única fábrica de lápis do país, a Helsar e a Evereste, do setor do calçado, a Cortadoria Nacional de Pelo e a Fepsa, da indústria da chapelaria, e a Heliotêxtil, fábrica de passamanarias.

O Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal são instituições que se associaram desde logo ao projeto, a que se junta ainda o Museu da Chapelaria, único na Península Ibérica e que é um dos ex-libris de S. João da Madeira.


Feltros Sanjoanenses. A FEPSA ao encontro dos criadores.
A abertura oficial das comemorações do 2º aniversário do Turismo Industrial, teve lugar no WR Hotel, onde se encontra patente a exposição "Feltros Sanjoanenses. A FEPSA ao encontro dos criadores".
Paulo Neves, Fernando Veloso, Filomena Almeida, Egídio Alves, José António Strena, Pedro Alves, Hugo Costa, Rosa Godinho, Raquel Geraldes e empresas como a Helsar, Evereste, Resende e Costa, Heliotextil, Costa Larga e Eduardo Pereira de Almeida, são os nomes que se associaram a esta iniciativa.

Todas as criações serão leiloadas em www.fepsa.pt.
A receita reverterá a favor da instituição social local mais votada e o leilão online decorrerá a partir de hoje, sexta-feira, dia 7 de fevereiro.

As instituições em votação são:
Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira
CERCI de S. João da Madeira
Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira;
ACAIS – Associação de Apoio aos Idosos Sanjoanenses;
Conferencia de S. vicente de Paulo
OMAS Leigos da Boa Nova
Associação de Jovens Ecos Urbanos
AMU (Associação Mundo Unido)
Associação dos Cegos e Ambliopes
Associação É Bom Viver

A votação na instituição local está disponível aqui.

Sem comentários: