quarta-feira, novembro 06, 2013

IV JORNADAS DE MUSEOLOGIA | inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para as IV Jornadas de Museologia, este ano subordinadas ao tema "Os museus na era da economia criativa".

Organizadas pelo Museu da Chapelaria, estas jornadas decorrem nos próximos dias 21 e 22 de Novembro, sendo objetivo discutir o papel e contributo dos museus no contexto desta ainda emergente economia da criatividade e o papel da cultura enquanto catalisadora da criatividade e inovação no contexto local, regional e nacional.

O dia 21 de Novembro será dedicado ao painel "Cultura, Criatividade e Economia?" estando já confirmadas as presenças de José Mendes, Vice-reitor para a Inovação da Universidade do Minho e autor do livro "As cidades incubadoras" e de Carlos Martins, Presidente da Direcção da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.
Este primeiro dia contará ainda com as reflexões de Humberto Rendeiro, Clara Vaz Pinto (Museu Nacional do Traje de Lisboa), de Isabel Victor e Maria Miguel Cardoso (Museus Municipais de Setúbal) e Suzana Menezes, (Museu da Chapelaria).
O dia encerra com um momento informal de networking e com a inauguração da exposição “Os criadores nacionais e os seus chapéus”, uma exposição que apresenta uma seleção dos melhores chapéus produzidos por designers portugueses.

O dia 22 de Novembro será fundamentalmente dedicado ao painel "Os museus, as suas coleções e a economia criativa", contando com a presença dos investigadores Rui Avelans Coelho, Sandra Correia, Marzia Bruno e Filipa Taborda mas também com a presença de Deolinda Carneiro (Museu Municipal da Povoa de Varzim), Manuel Graça (museus nacionais de Guimarães) e Suzane Cottler (Museu de Serralves, Porto).

Os momentos de debate, troca de experiências e reflexões serão muitos e valerá a pena participar nesta grande discussão.

Contamos com a sua presença, com a suas ideias, com os seus questionamentos e com as suas reflexões.

Para mais informações contacte o Museu da Chapelaria (secretariado Joana Galhano | Rui Maia).

Sem comentários: