quarta-feira, maio 01, 2013

Governo distingue cinco mulheres da Cultura

A distinção "Mulheres Criadoras da Cultura" será entregue esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Cultura. Tanto a criação da distinção como o nome das distinguidas foram anunciados este domingo.

A bailarina Anna Mascolo, a actriz e encenadora Germana Tânger, a arquitecta Inês Lobo, a artista plástica Joana Vasconcelos e a maestrina Joana Carneiro receberão esta segunda-feira a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura” numa cerimónia a presidir pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, às 12h, no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, com a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG), Fátima Duarte. 

A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) anunciou às 19h30 deste domingo por comunicado tanto a criação da dintinção como o nome das distinguidas. Segundo esse comunicado, o reconhecimento das galardoadas "baseia-se em três critérios principais: relevância/ coerência da obra, inovação e carácter pioneiro da actividade artística e impacto social e cultural da obra produzida".

Apesar de referir que se trata de uma atribuição conjunta da SEC e da CCIG, o comunicado não esclarece qual o processo de escolha das distinguidas nem qual a periodicidade da distinção. Em cinco breves textos, explica apenas o motivo da escolha de cada distinguida.

A bailarina e pedagoga Anna Mascolo surge descrita como uma "personalidade forte, com uma carreira invulgar": "Distinguiu-se como intérprete e soube depois trazer para o ensino a essência e a excelência da sua arte transmitindo-a a gerações de bailarinos. [...] No domínio da formação, em particular, tem uma acção pioneira em Portugal ao fundar, em 1958, a Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo."

Já a actriz e encenadora Germana Tânger "distingue-se na 'arte de dizer'” bem como pelo seu papel como "divulgadora de poesia, arte ao serviço da qual percorreu Portugal inteiro e muitos outros países".

Joana Carneiro, maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian e directora musical da Sinfónica de Berkeley, tem-se destacado "brilhantemente numa profissão onde escasseia a representação feminina". Exactamente como a arquitecta e professora Inês Lobo, "que desde jovem se apresenta com uma assinatura firme e com projeção internacional [...] num meio ainda predominantemente masculino".

À frente de uma "carreira fulgurante", Joana Vasconcelos, que foi, recorda o comunicado, a primeira mulher a expor no âmbito do programa de arte contemporânea do Palácio de Versalhes, é distinguida por uma "obra de projeção global, e pela visibilidade que traz à condição da mulher".

O regulamento da distinção publicado no site da CCIG esclarece que "a decisão sobre a atribuição da distinção será da competência da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da Secretaria de Estado da Cultura" sem avançar, porém, quaisquer outros detalhes do processo de escolha ou periodicidade da atribuição. Segundo explicou ao PÚBLICO Rui Boavida, assessor da SEC, a distinção deverá ser anual, mas poderá noutros anos não ser para a Cultura.

Fonte: Público
Veja a notícia aqui


Sem comentários: