terça-feira, fevereiro 05, 2013

inauguração da exposição dos Lenços dos Namorados



No passado sábado o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira juntamente com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e a Sra. Vereadora da Cultura, inauguraram a exposição "Lenços de Namorados. Escritas de Amor".

Esta é a primeira de várias exposições que ao longo de 2013 irão explorar a temática da memória e da criatividade enquanto agente de mudança social e desenvolvimento territorial.

Temática particularmente relevante para a cidade no ano em que novas instituições culturais e criativas estão a emergir, nomeadamente, a Oliva Creative Factory e a Casa da Criatividade, entendeu-se fundamental que a atuação do Museu da Chapelaria colocasse em evidência os fatores da identidade e da memória como fundamento e inspiração para o ato criativo, para o ‘pensar e criar’ de novo. Porque criar, enquanto ato de inovação, não acontece no vácuo mas antes dentro de padrões culturais específicos que apelam à identidade dos territórios e buscam nela o seu recurso de competitividade.

Por isso, a programação para o ano de 2013 procura inserir-se neste contexto, fornecendo pistas de reflexão para a nossa comunidade e criando espaços de interrogação sobre o passado naquilo que este pode representar de inovação para o futuro.

E é neste contexto que surge desde logo esta primeira exposição, onde a tradição e um passado longínquo feito de promessas de amor se transforma hoje num produto cultural inteiramente novo e reinterpretado por designers, artistas e artesãos.


 



Não perca a oportunidade de ver esta belíssima exposição que estará patente até ao dia 03 de Março na Sala dos Usos Sociais.

Sem comentários: