terça-feira, fevereiro 26, 2013

bilros no museu da chapelaria


O Museu da Chapelaria inaugurou no passado dia 16 de Fevereiro a exposição "Bilros de Vila do Conde. Das Rendilheiras aos Designers", inserida no ciclo temático Museu (memória + criatividade) = mudança social.



A inauguração foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Dr. Rui Costa, pela Vereadora da Educação, Dra. Dilma Nantes, e pela Vereadora da Cultura, Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz, e contou ainda com a presença da Sra. D. Maria da Guia Monteiro, laboriosa rendilheira que ao longo da tarde fez diversas demonstrações, encantando os presentes com a sua mestria para manejar os bilros.

A exposição encontra-se dividida em vários núcleos, abrangendo desde a história das rendas de bilros em Portugal e, mais especificamente, em Vila do Conde, até ao processo de aprendizagem e ao modo de produção destas finíssimas e extraordinárias rendas.
A exposição termina com uma visão inteiramente nova desta arte tradicional, resultado do trabalho de diversos artistas, artesãos e designers contemporâneos que incorporaram nos seus trabalhos as rendas de bilros.
A exposição estará patente até ao próximo dia 11 de Maio na sala de exposições temporárias do Museu da Chapelaria.


 



 


Para agendar uma visita guiada gratuita por favor contacte o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria através do telefone 256 201 680.



Sem comentários: