sexta-feira, outubro 19, 2012

O Chapéu de Palha... na Arte



                                                 
                                 Auto-Retrato com Chapéu de Palha [1887]                      O Ceifeiro (segundo Millet) [1889]                           Camponesa com chapéu de palha sentada
                                                                                                                                                                                            em frente de uma seara [1890]

Gostaria de pintar retratos que daqui a cem anos aparecessem como uma revelação (...) não por fidelidade fotográfica, mas antes pela valorização dos nossos conhecimentos e do nosso gosto presente na cor, como meio de expressão e exaltação do caráter.
Van Gogh

Vincent Willem van Gogh (30 março 1853 – 29 julho 1890), pintor pós-impressionista holandês, é considerado, na arte, um pioneiro na ligação entre as tendências impressionistas e as aspirações modernistas.

As suas obras, caracterizadas pelo uso de cores vivas, pelas pinceladas irregulares e pelo seu grande impacto emocional, tiveram grande influência na arte do século XIX e XX. Van Gogh foi um artista das emoções e do intenso uso do amarelo. Ele acreditava que as cores podiam mostrar uma parte ou o todo da personalidade de um indivíduo.

Muitas das suas obras representam cenários rurais e as vidas de camponeses e artesãos, fruto da grande admiração que tinha para com este grupo da sociedade. E aqui, o chapéu de palha, objecto que se associa ao duro trabalho do campo, destaca-se como parte da sua indumentária. Mas também surge noutras obras suas, como nas naturezas mortas, nos retratos e autoretratos.

Em 10 anos de carreira Van Gogh pintou mais de 800 quadros porém o sucesso só lhe foi reconhecido postumamente, aquando da exibição das suas telas, em Paris, a 17 de Março de 1901.

Para conhecer melhor a vida e obra deste pintor consulte o site do museu Van Gogh em http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/

1 comentário:

Maria Andrade disse...

A legenda do quadro de Van Gogh que está ao centro devia ser "O Segador", (segundo Millet), já que "reaper" é a palavra inglesa para segador e imagino que "depois de Millet" foi a tradução literal de "after Millet" expressão em que "after" se traduz por "segundo" (um autor ou artista)