terça-feira, junho 07, 2011

Chapéu do Mês - Capacete de Bombeiro




O capacete de bombeiro é um equipamento especial que oferece protecção para a cabeça, o rosto e a nuca, contra o calor, o fogo, o frio, a electricidade, a água e objectos pesados ou pontiagudos.

O capacete ou casco, como habitualmente é chamado, tem a função de proteger totalmente a cabeça e a face do bombeiro.

Inicialmente, estes capacetes eram feitos de materiais como o couro, que ao receberem um tratamento específico tornavam-se especialmente resistentes ao fogo e impermeáveis à água, evitando, deste modo, a sua deterioração. Posteriormente, começaram a utilizar-se materiais sintéticos e com mais resistência para fazer face às duras condições de trabalho dos bombeiros.

O seu casco externo é produzido com materiais anti-fogo que não são condutores de electricidade, sendo desenhado de forma ergonómica para que permita a realização dos movimentos naturais do corpo.

A viseira, caso o modelo possua uma, é desenhada de modo a que, quando levantada, fique escondida no interior do casco. É também dotado de quebra-telha, construído sem emendas ou peças adicionais. O seu acabamento externo é brilhante, resistente a raios UV e de fácil limpeza.

A viseira externa é construída em policarbonato com espessura de 3mm e tratamento contra arranhões nas duas superfícies (interna e externa) e anti-fogo na superfície interna. A viseira está desenhada de forma a ajustar-se ao contorno do rosto e tem uma correcção óptica de forma a evitar a distorção das imagens em situações de fumo e humidade.

O casco interno é constituído em espuma de alta densidade (poliuretano) resistente ao impacto e revestido em plástico ABS retardante de chama.
Dispõe ainda de um sistema de suspensão construído para permitir o ajuste à cabeça sem a necessidade de remover o capacete. A carneira é forrada em couro para maior conforto podendo ser removida para limpeza.
A protecção de nuca é térmica e confeccionada em meta-aramida em dupla camada. A meta-aramida é uma linha de costura composta por fibras que têm como principal característica a resistência a altas temperaturas.

A tira de fixação é construída em material anti-fogo do tipo para-aramida com fixação rápida e ajustável permitindo uma fixação segura do capacete.

As fibras para-aramidas têm como principal característica a resistência mecânica, sendo cinco vezes mais fortes do que o aço e tendo uma óptima resistência térmica. Estas fibras não se fundem e só se decompõem com temperaturas superiores a 425°.

Cada capacete passa por uma rigorosa certificação e homologação dos materiais para a sua confecção.

Sem comentários: