quinta-feira, janeiro 14, 2010

Centenário do Senhor António Costa - Chapeleiro

Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor e Sr. António Costa na visita à EB1 do Bairro Engº Duarte Pacheco, alunos do 4º ano


A Junta de Freguesia de S. Victor, Braga, organiza no próximo dia 15 de Janeiro, uma visita ao Museu da Chapelaria, celebrando deste modo o centenário do nascimento do Senhor António Costa, chapeleiro daquela cidade.


Em nota informativa enviada por esta Junta ficamos a saber que o Sr. António Costa nasceu a 17 de Janeiro de 1910 no Bairro Duarte Pacheco em S. Victor.

Conhecido como “Antoninho Chapeleiro” ou António Prata, o Senhor António Costa tem participado em Colóquios, Palestras e Debates sobre a extinta Indústria Chapeleira existente em Braga até meados do Sec XX.

As histórias que relata e o entusiasmo com que o faz deliciam todos os ouvintes.


No seguimento de uma promessa feita pela Junta de Freguesia de S. Victor quando celebrou os seus 99 anos, o Sr. António Chapeleiro é o convidado especial para uma visita ao Museu da Chapelaria que decorre na próxima Sexta-Feira, dia 15 de Janeiro de 2010, integrando a comitiva entre outros o Presidente, Secretário e Tesoureiro da Junta de Freguesia, o Presidente da Confraria do Chapelão e responsáveis da Área de Acção Social da Autarquia.


A FEPSA, Feltros Portugueses, associando-se a esta festa, oferecerá um Chapéu evocativo do Centenário do Senhor António Costa, com o seu nome gravado.


NA mesma nota informativa é ainda referido que se aguarda para breve que a Autarquia de Braga aceite o desafio para a abertura de um Centro Interpretativo do Chapéu na Freguesia de S. Victor que contará com o apoio do Museu da Chapelaria.

1 comentário:

fjrm58 disse...

O Museu do Chapéu, a sua Directora Dra. Susana Menezes, funcionários, Municipio e Freguesia de São João da Madeira estão de parabéns! Foi gratificante a forma como os Autarcas de S. Victor, Braga e o antigo operário especializado de Chapelaria Sr. António Costa foram recebidos nesse Magnífico Museu, aquando da nossa visita hoje realizada. Certamente que a marca da V/ simpatia ficará gravada na memória dos CEM ANOS que o Sr. António celebra Domingo dia 17 de Janeiro de 2010, assim como na nossa por muitos anos. Bem-Hajam!
S.Victor-Braga 15 de Janeiro de 2010
Firmino Marques