terça-feira, junho 30, 2009

Museu da Chapelaria na FARAV

A FARAV - Feira de Artesanato de Aveiro realiza-se de 26 de Junho a 5 de Julho no Parque de Exposições em Aveiro.
A FARAV é um evento que pretende prestar contributo à Cultura Popular Portuguesa.

quarta-feira, junho 24, 2009

Candidato ao Melhor Blog de Animação Sociocultural


O Blog do Museu da Chapelaria está inscrito no I Concurso Nacional de Melhor Blog de Animação Sociocultural 2009 à categoria de Melhor Blog Colectivo.

Este concurso destina-se a seleccionar os 2 melhores blogs portugueses na Categoria de Melhor Blog Individual e Colectivo.

O objectivo deste concurso é promover a qualidade e a divulgação dos blogs portugueses sobre Animação Sociocultural, importantes veículos de informação, comunicação e desenvolvimento da Animação Sociocultural.

As inscrições estão abertas de 19 de Junho a 31 de Agosto de 2009.

Para se inscrever, é necessário remeter por correio electrónico para à Organização do Concurso, a Direcção Nacional da APDASC (direccao@apdasc.com) a informação do seu interesse em participar, indicando o endereço do blog.

Newsletter de Julho

terça-feira, junho 23, 2009

Férias de Verão no Museu da Chapelaria






Caríssimo(a) Amigo(a) do Museu da Chapelaria,




Estão abertas as inscrições, até ao próximo dia 26 de Junho, para o Programa "Férias de Verão no Museu".

As actividades de Verão vão decorrer entre 30 de Junho e 10 de Julho, das 14h30 às 15h30.

Em anexo envio o programa das actividades e modalidades de pagamento. Para mais informações, por favor, contacte o Serviço Educativo do Museu pelo telefone 256 201 680.

sexta-feira, junho 19, 2009

Este Sábado... Os contos da Cartola!


O Museu de Chapelaria é um ponto de encontro privilegiado de memórias, lendas e histórias passadas. Os Contos da Cartola pretendem dar vida a essas histórias e lendas fantásticas convidando todas as crianças a ouvir estes contos de se lhe tirar a cartola!Serão, então, contos tirados da cartola, contos com abas e copas, contos tingidos com imaginação, com vida e muita animação!
Às 15 horas mediante inscrição no Museu da Chapelaria.

quarta-feira, junho 10, 2009

Este Sábado estaremos na Cidade no Jardim


No sentido de proporcionar mais momentos de convívio e bem estar entre os mais novos e a família, o Serviço Educativo do Museu da Chapelaria promove actividades especificamente dirigidas a grupos familiares.


A participação nestas actividades é gratuita e decorre sempre aos Sábados de manhã.


Passaremos a divulgar semanalmente estas actividades indicando a hora e idades a que se destinam.


Já no próximo Sábado o Serviço Educativo, sai uma vez mais à rua e estará na Cidade no Jardim com as seguintes oficinas de trabalho:



15h00 - Sem chapéu mas com cabelo



16h30 - Este é o meu chapéu



17h30 - Grande pala, meu!



18h30 - Oficina "Por baixo, por cima, cruza, corta e cola.



Esperamos por si!

domingo, junho 07, 2009

Exposição resultante do Projecto Educativo Municipal



Está patente até ao próximo dia 21 de Junho, na Sala do Serviço Educativo do Museu, as exposições “Como Viviam e Brincavam os Meus Avós” e “História da Industrialização e História dos Chapéus”. Estas exposições resultaram do desenvolvimento do Projecto Educativo “Lembrar o Passado” e evidenciam os objectos e trabalhos resultantes das Oficinas Plásticas realizadas pelos alunos das Escolas do concelho de S. João da Madeira, com a valiosa colaboração das famílias. E o resultado está à vista… memórias chapeleiras, memórias dos avós e outras afins, personificadas nos mais diversos materiais, desde chapéus originais a livros singulares, porta-chapéus extravagantes e bustos em barro de ilustres chapeleiros!

Momentos das III Jornadas de Museologia 2009


terça-feira, junho 02, 2009

Newsletter de Junho

Em Junho, o Museu da Chapelaria comemora do seu quarto aniversário de forma muito especial com a organização do IV Encontro de Chapeleiros que decorre no dia 27 de Junho às 15h00.

Estará também patente, na Sala do Serviço Educativo, a tão espera exposição dos trabalhos dos alunos das escolas de S. João da Madeira realizados no âmbito dos projectos “Como viviam e brincavam os meus avós” e “A história da Chapelaria e dos chapéus”, iniciativa que não deverá perder.