quinta-feira, janeiro 15, 2009

Uma nova doação



O Museu da Chapelaria acaba de receber mais uma preciosa doação de 14 chapéus de homem e senhora que reportam a um período entre os anos 20 e 50 do século passado.
Entre eles encontram-se duas cartolas da Chapelaria Maia Silva & Filhos, do Porto e, uma outra, da Chapelaria Baptista, premiada na Exposição Colonial Portuguesa de 1934, no Palácio de Cristal.
Um vestido em linho que faz conjunto com um chapéu de senhora, encontra-se entre o espólio doado pelo Senhor Vasco Francisco Burmester Martins da Costa e sua mulher, Senhora Dona Maria Guilhermina da Costa.
Residente em Guimarães, a família Martins da Costa, entendeu que o Museu da Chapelaria seria o local ideal para guardar e apresentar os chapéus dos seus antepassados.Os chapéus, bem como nove caixas de transporte de chapéus, três das quais em madeira, encontram-se em bom estado de conservação.
O Museu da Chapelaria orgulha-se de receber esta doação, pois, desta forma, ajudam-nos a conservar a história de costumes e tradições que importa compreender.
De referir, ainda, que na Sala de Usos Sociais do Museu se encontram já em exposição quatro chapéus desta doação.
Aproveitamos para reiterar os nossos agradecimentos à família Martins da Costa pela sua generosa atitude e pela confiança depositada nesta instituição.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite

Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns por esta inicitaiva, criação de um blogue, para que a população de Almeirim acompanhe a evolução da construção do Centro Museológico.
Acredito que a maioria dos almeirinenses não tem qualquer conhecimento deste Centro.
E, pela falta de conhecimento não tem qualquer interesse, porque também não está, nem nunca foi, sensibilizada nesse sentido.
Espero que esta fase seja rápida até á sua conclusão para que todas as pessoas, não só os habitantes de Almeirim, tenham possibilidade de visitar o Centro.