sábado, outubro 04, 2008

A minha mãe é a mulher mais bela do Mundo

Ilustração de Maria João Lopes



A Junta de Freguesia de S. João da Madeira organizou o 1º Encontro de Ilustração no Feminino tendo convidado para o efeito mais de 30 artistas portuguesas de várias gerações, a fazerem através da ilustração, uma interpretação do conto russo “A minha mãe é a mulher mais bela do Mundo”.

Como refere Carlos Coelho, presidente da Junta de Freguesia,



Cada ilustradora foi convidada a criar 3 pranchas quadradas que representassem a sua leitura deste conto tradicional oriental e exprimissem a sua relação com a feminilidade nele contida. A evocação da maternidade e das relações profundas e íntimas que dimensionaram e aqui dimensionam a vida de cada ser humano foi aqui homenageada de forma original.



Esta iniciativa, promovida no Ano internacional do diálogo intercultural, quis celebrar a importância da leitura polissémica. Ler o mundo na sua infindável diversidade, ler as relações infinitas e únicas que se tecem entre os seres, ler as várias formas de expressões artísticas e técnicas usadas, e, ainda, ler a língua materna, constitui, para cada um de nós, um desafio, uma meta e, igualmente, um meio, fundamental, para se ler lendo o outro, e, assim, se dizer!


Até este domingo estará patente nos Paços da Cultura a belíssima exposição que resultou destes trabalhos.
A não perder!

Sem comentários: