sexta-feira, junho 13, 2008

A Lenda de São Tiago

"São Tiago Maior"(1661) - Rembrandt

São Tiago, apostolo mártir, filho de Zebedeu e irmão de São João Evangelista, cuja festa se comemora a 25 de Julho é, desde longa data, o padroeiro dos chapeleiros. Pouco se sabe sobre esta lenda, não existindo nenhum relato escrito da mesma, sendo transmitida, oralmente, através dos tempos. Mas é a São Tiago que se atribui a descoberta do segredo que deu origem à indústria de chapelaria. Reza a lenda que São Tiago tinha por costume, para se defender do frio nos pés, forrar as suas sandálias com peles de coelho. O pêlo friccionado e aquecido com o calor dos pés feltrava, ou seja, tornava-se espesso, consistente, formando uma pasta grossa e densa. Diz-se que foi desta forma que se descobriu o processo de feltragem que ao longo dos tempos foi evoluindo até dar origem ao moderno fabrico dos chapéus. Sabe-se porém, que o processo de feltragem, devido a achados arqueológicos, é muito anterior. Os achados arqueológicos mais antigos, que reportam ao uso de feltros, estão na Turquia. Foram encontradas pinturas nas paredes que datam de 6500 a 3000 A.C. cujo motivo se refere à aplicação de feltro.
Em Pazyryk, no sul da Sibéria, foram encontradas evidências de feltro dentro de um túmulo de um chefe tribal nómada que data do século V a.c.
Os chapeleiros de São João da Madeira mandaram esculpir uma imagem de São Tiago para venerarem o padroeiro, encontrando-se num dos altares da Igreja Matriz desta cidade.

Sem comentários: