terça-feira, janeiro 09, 2007

“Museum”- Lista de discussão na área dos Museus e Património

No Mundo dos Museus foi hoje publicado o seguinte post intitulado "Museum - Lista de discussão na área dos Museus e Património".

"Damos as boas vindas à lista de discussão “Museum“, em português, por portugueses!
Já havíamos apresentado em link algumas listas de discussão destinadas aos profissionais de museus (H-Museum, Museum-L, Museum-Ed, etc.), e é com muito agradado que tivemos conhecimento de uma versão portuguesa destas listas.
Consideramos de grande pertinência a iniciativa, que saudamos, pois poderá ser uma ferramenta útil para promover o diálogo entre profissionais e a divulgação de actividades.
Divulgamos aqui um excerto do texto de apresentação da Lista “Museum”:
“Museum é uma lista de discussão de conteúdo (in)formativo, preferencialmente vocacionada para as áreas da Museologia e do Património Cultural, aberta a todos quantos a ela queiram aderir. Basta, para isso, acederem ao
sítio e procederem à sua inscrição.”
“Serão, por isso, bem-vindas todas as informações que visem a criação de uma comunidade de interesses em torno da Museologia e da divulgação, defesa e valorização do património cultural“
“Museum, apesar da sua ‘naturalidade’ portuguesa, não enjeita – antes preconiza! – uma dimensão internacional, no mais amplo clima de globalização em que vivemos. Nesse sentido, acolherá de boa vontade informações veiculadas por listas suas congéneres e verá com agrado as suas informações (devidamente referenciada a origem) divulgadas por outras listas, salvaguardando-se sempre o que a lei estipular em termos de direitos de autor, nos casos aplicáveis.”
“Criada no seio do Centro de Informática da Universidade de Coimbra, Museum tem como responsáveis: o Engº Sá Marta (do Centro de Informática da Universidade de Coimbra), o Doutor José d’Encarnação (docente de Museologia), a Dra. Graça Araújo (doutoranda em Museologia e Património Cultural) e o Dr. Carlos Oliveira (mestrando em Museologia e Património Cultural).”
Inscrição"

Para consultar, utilizar e inscrever-se basta ir a http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/museum

1 comentário:

Isabel Victor disse...

Sem cerimónias!

O Museu do Trabalho Michel Giacometti surpreende os vizinhos ...

Entra nos nos cafés, lojas, escritórios das redondezas e fala com as pessoas sobre problemas e aspirações comuns. Um projecto museológico em
desenvolvimento ... um estudo a apresentar brevemente.


http://www.rpmuseus-pt.org/Pt/cont/fichas/museu_94.html


No " Caderno de campo " mais informação ...